ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CALDAS / MG – AGOSTO DE 2011 / BIÊNIO 2009/2011
Aos três dias do mês de agosto de 2011, às 17:00 horas deu-se início à reunião do CMAS Caldas/MG onde compareceram os seguintes conselheiros municipais de assistência social: Andrea Ferreira de Carvalho, Milta Margaret Barbosa, Anderson Rocha Patrizi Balducci, Maria Cláudia Felício Camacho de Carvalho, Paulo Ribeiro Ferraz, Sérgio Augusto de Carvalho, Zilda de Melo Fonseca Ridolfi, Aparecida Mendes e João Luiz Caetano . A pauta do dia exigia a deliberação dos seguintes assuntos:
- Aprovação da Ata da VII Conferência Municipal de Assistência Social de Caldas/MG;
- Aprovação dos critérios para formação do coletivo de aulas de violão a ser realizada a partir deste mês no CRAS I Centro;
- Monitoramento do Programa Projovem Adolescente;
- Monitoramento das oficinas do CRAS I;
- Preparativos para a posse dos conselheiros para o Biênio 2011/2013 do CMAS Caldas/MG;
- Outros assuntos de interesse da Plenária.
Iniciando a reunião o senhor Presidente do CMAS, Dr. Anderson Rocha Patrizi Balducci solicitou a todos que se tivessem alguma retificação para se fazer na ata da VII Conferência Municipal de Assistência Social, que se pronunciassem. Após este pedido todos os conselheiros foram pela aprovação sem ressalvas da ata, bem como de seu relatório que também já estava exposto no site do colegiado para apreciação. Sendo assim, o senhor Presidente solicitou à senhora Secretária Executiva do CMAS que expedisse os documentos desta deliberação. Passando então ao item 2 da pauta: Aprovação dos critérios para formação do coletivo de aulas de violão a ser realizada a partir deste mês no CRAS I Centro. Neste momento a Secretaria Executiva expôs que a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do seu CRAS I estava disponibilizando inicialmente dez vagas para um curso de violão a ser realizado a partir do mês de setembro de 2011 e que para tanto necessitaria da aprovação do CMAS para aprovar os critérios de disponibilização de vagas para toda a comunidade sendo que a Secretaria Executiva já havia estudado a disponibilidade de critérios de acordo com o projeto a ser iniciado e expôs os mesmos, ficando aprovado na seguinte ordem para cada instituição escolar:
· 4 vagas para a Escola Estadual Vicente Landi Júnior;
· 3 vagas para a Escola Estadual Souza Novaes;
· 1 vaga para a Escola Estadual José Franco;
· 1 vaga para o Colégio Municipal Uriel Alvim;
· 1 vaga para o Centro Educacional CESEC "Professora Elvira".
Os critérios são os seguintes:
· alunos de 15 a 17 anos;
· beleficiários do Programa Federal Bolsa Família;
· alunos com frequencia escolar nos primeiros 7 meses de 2011 acima de 85%;
· alunos com as melhores notas em todas as disciplinas no ano de 2011.
Diante do exposto, foi solicitado que a Secretaria Executiva tomasse as providências pertinentes à aprovação, bem como comunicasse as instituições de ensino. Passando-se então ao item 3 da pauta: Monitoramento do Programa Projovem Adolescente: a senhora Maria Cláudia Felício Camacho de Carvalho então afirmou que teve inicio ontem, dia dois de agosto de dois mile onze a oficina de violão para o Projovem Adolescente e que os mesmos se demonstraram muito felizes com a nova atividade e que também terá inicio no dia onze de agosto de dois mil e onze a oficina de xadrez para o grupo através da contratação de um curso com técnicas e estratégias do jogo e ainda que será proposta uma nova viagem para o grupo para o mês de outubro do corrente ano, mas que no mês de setembro a mesma apresentaria as propostas para o CMAS Caldas/MG. Diante da exposição, o senhor Presidente passou então ao item 4 da pauta: Monitoramento das oficinas do CRAS I: Maria Cláudia então informou a todos conselheiros que continua ainda durante todo o mês de agosto a oficna de biscuí para crianças que está sendo realizada em parceria com o grupo oportunidade e acontece todos os sábados no CRAS I; que também continua a oficina de soja e seus derivados, bem como Ioga e Dança Circular para idosos também no CRAS durante as segundas feiras a partir das 13:00 horas; que está acontecendo também no mês de agosto durante os dias de hoje e amanhã (03 e 04 de agosto de 2011) duas oficinas em parceria com o SEBRAE denominadas Inovação e Mudança de Mentalidade, ambas com foco nos jovens que precisam de emprego e que necessitam de capacitação profissional permanente e que está em negociação junto ao SEBRAE para a realização de outras capacitações para o mês de outubro também, mas que na próxima reunião também informaria o CMAS sobre o fechamento de mais atividades para o CRAS I. Sendo assim, o senhor Presidente do CMAS Caldas desejou sucesso nas ações para a senhora Secretária Municipal de Assistência e Promoção Social e passou à discussão do item 5 da pauta: preparativos para a posse dos conselheiros municipais de assistência social para o Biênio 2011/2013. Neste momento o senhor Presidente acionou a Secretaria Executiva do CMAS que expediu a seguinte programação para o dia 17.08.2011, data aprovada pelos conselheiros para a Posse:
- Composição da Mesa de autoridades com a presença confirmada do senhor Prefeito de Caldas, Hugo Camacho Claros Júnior, para empossar os conselheiros municipais;
- Entronização da foto do ex-Presidente do CMAS que encerrará o mandato do Biênio 2009/2011 na mesma data de 17.08.2011;
- Eleição da Mesa Diretora para o Biênio 2011/2013;
- Coquetel em agradecimento pelos conselheiros que cumpriram com o mandato 2009/2011 e de comemoração para os novos conselheiros que cumprirão seus mandatos para o biênio 2011/2013.
Diante do exposto o senhor Presidente do CMAS Caldas/MG convocou a todos os conselheiros para estarem presente no próximo dia 17.08.2011 para o encerramento do mandato 2009/2011 e inicio do mandato 2011/2013 e nada mais havendo a ser tratado, eu, Milta Margaret Barbosa, Secretária Executiva do CMAS lavrei esta ata que após lida e assinada vai por todos aprovada.
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